Associação de Hibiscus sabdariffa e Lippia citriodora para Indivíduos Obesos

Estudos Científicos
29/abr/2024

Aumenta a Saciedade e Reduz a Sensação de Fome


Apetite e Saciedade

Benefícios do Hibiscus sabdariffa e Lippia citriodora

 

 

O apetite desempenha um papel importante no consumo alimentar, influenciando a fome e, portanto, a ingestão calórica. É definido como o desejo de consumir alimentos, que desaparece quando ocorre a ingestão desses e é seguido pela sensação de saciedade.


Tais sensações são desencadeadas no hipotálamo, que regula os centros de fome e saciedade que possuem neurotransmissores e receptores de hormônios que modulam o comportamento alimentar.


Essas substâncias incluem aquelas que estimulam o apetite (orexígenos) como a grelina, e aquelas que o inibem (anorexígenos) como insulina, leptina, adiponectina, peptídeo YY e GLP-1.


Hibiscus sabdariffa e Lippia citriodora

A literatura científica mostrou que certos extratos derivados de plantas como Hibiscus sabdariffa e extratos de Lippia citriodora podem modular diferentes vias metabólicas e ativar a via AMPK que favorece a lipólise e, portanto, a perda de gordura.

O AMPK é expresso em todo o cérebro, incluindo várias áreas que controlam a ingestão de alimentos e a função neuroendócrina, como o hipotálamo e o rombencéfalo.


O AMPK hipotalâmico é influenciado pela ingestão e disponibilidade de energia, como evidenciado pelo fato de que o jejum aumenta e a alimentação diminui sua atividade, além de ser afetado por diversos sinais orexígenos e anorexígenos deste local.


A leptina tem um efeito específico sobre o AMPK: no músculo esquelético, estimula sua atividade enquanto, no hipotálamo, tem efeito contrário, diminuindo a atividade do AMPK hipotalâmico.


Esses efeitos aparentemente paradoxais da leptina específicos do tecido contribuem para homeostase energética, o que leva ao aumento da oxidação de ácidos graxos no tecido periférico bem como à redução do apetite no hipotálamo com a conseqüente redução no peso corporal.

 

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado e crossover teve como objetivo avaliar a eficácia de um nutracêutico composto de extrato de Lippia citriodora e Hibiscus sabdarrifa no controle da saciedade e da fome


Resultados

ü  Foi observada diminuição da sensação de fome no tratamento no grupo 1, apresentando maior quociente de saciedade (grupo 2?=?3,36?±?2,33%mm/kcal; grupo 1?=?5,53?±?2,91%mm/kcal);

ü  A área sob a curva foi maior no grupo 2 em comparação com o grupo 1 durante o teste, desde a linha de base até o minuto 240;

ü  O consumo de energia foi menor para indivíduos do grupo 1 (774,44?±?247,77 kcal) em comparação com aqueles tratados com Placebo (849,52?±?246,54 kcal);

ü  Os valores de leptina variaram da linha de base (Pla 12,36?±?1,98 ng/mL ; Lc-Hs 13,13?±?1,99 ng/mL) até o final do estudo (Pla 12,60?±?2,02 ng/mL; Lc-Hs 12,06?±?2,05 ng/mL);

ü  Os valores de GLP-1 variaram (p?<?0,001) ) no tratamento com Lc-Hs desde a linha de base (4,34?±?0,49 ng/mL) até o final do estudo (3,23?±?0,52 ng/mL).

 

Conclusão

A suplementação com o extrato de Lippia citriodora e Hibiscus sabdarrifa diminui a sensação de fome na população com sobrepeso e obesidade, reduzindo a ingestão calórica após uma refeição ad libitum.



Referências bibliográficas

SERNA, A.; MARHUENDA, J.; ARCUSA, R.; PÉREZ-PIÑERO, S. et al. Effectiveness of a polyphenolic extract (Lippia citriodora and Hibiscus sabdariffa) on appetite regulation in overweight and obese grade I population: an 8-week randomized, double-blind, cross-over, placebo-controlled trial. Eur J Nutr, 61, n. 2, p. 825-841, Mar 2022.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp